Menu

Janeiro e fevereiro será de muito calor em SC

22 DEZ 2017
22 de Dezembro de 2017
A estação mais quente do ano inicia nesta quinta-feira (21), a partir das 13h28, com o solstício de verão, fenômeno que marca o dia mais longo do ano e com maior incidência de radiação solar no Hemisfério Sul.

A previsão para os meses de janeiro e fevereiro de 2018 é de muito calor no Estado. Segundo a Epagri/Ciram, mesmo com o clima úmido, os volumes de chuva serão um pouco baixos para o esperado durante a época, o que pode significar problemas de estiagem, já que os rios catarinenses estão com os níveis baixos.

O verão terminará no dia 20 de março de 2018, no equinócio de outono. Com a rotação do planeta Terra, a incidência de raios solares sobre o hemisfério diminui, tornando as temperaturas mais amenas.

O dia mais quente desta semana será o sábado, mas há risco de tempestades no fim da noite em todo o Estado devido à chegada de uma frente fria pelo litoral.

Na véspera e no dia do Natal, a previsão para Santa Catarina indica tempo instável. Os dias amanhecem nublados e há possibilidade de pancadas de chuva isoladas com raios e rajadas de vento associadas ao calor nos períodos da tarde e da noite, as típicas chuvas de verão.

No dia 25 Natal a instabilidade persiste com chuva em boa parte do dia, melhorando aos poucos à noite do Oeste ao Litoral Sul. 
Na maior parte do período diminui a condição de chuva, porém ainda ocorre chuva localizada, com descarga elétrica (raios) e rajadas de vento especialmente no período da tarde e noite associada ao calor, típica de verão.

Entre a tarde e noite do dia 27 uma nova frente fria passa por SC causando pancadas de chuva na maior parte do Estado.
Créditos: Rádio Videira
Voltar
Tenha você também a sua rádio